Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

Mouriscas e as suas festas

25.11.11 | João Manuel Maia Alves

A comissão das festas de verão de 1964 elaborou uma brochura que inclui, além do programa das festividades, interessantes artigos e anúncios que se leem com imenso prazer. O texto que se segue é o do primeiro artigo, transcrito com manutenção da ortografia em que foi escrito.

MOURISCAS e as suas Festas

As Festas são sempre uma manifestação da vitalidade e do sentido social e comunitário das populações. É nas Festas que todos se encontram para, juntos, afirmarem os seus sentimentos religiosos, comemorarem qualquer acontecimento de relevo na vida local ou nacional ou simplesmente procurarem um pouco de divertimento e evasão no meio da rotina fatigante dos trabalhos do dia a dia. As Festas são, por isso, não apenas úteis, mas também necessárias.Algumas vêm de longe. A sua origem perde-se na bruma dos tempos e chegaram até nós através de tradições velhinhas e venerandas, bem arreigadas na alma do nosso povo. Outras são de recente instituição. Surgiram em obediência a novas exigências sociais e a novas formas de diversão. Umas têm um sentido acentuadamente religioso; outras, um cunho predominantemente profano. De entre as primeiras distinguimos em Mouriscas a Festa de São Sebastião, Patrono da Paróquia, que se realiza no dia 20 de Janeiro na Igreja Paroquial; a de Nossa Senhora dos Matos que têm lugar no dia 15 de Agosto na histórica capelinha do mesmo nome e a do Divino Espirito Santo na capela que lhe é dedicada, num dos Domingos do mês de Setembro.Das segundas citaremos apenas as chamadas Festas de Verão, criadas por iniciativa da Junta de Freguesia e já com uma tradição de 18 anos. É destas que hoje lhes apresentamos o Programa referente ao ano de 1964.As primeiras devem conservar quanto possível, a meu ver, o seu cunhotradicional e não devem ser profanadas por programações que lhe desvirtuem oseu carácter essencialmente religioso.Estas últimas, sim, são susceptíveis de alteração, actualização e modernização dos seus programas, segundo as possibilidades das diversas Comissões. É neste sentido temos que fazer justiça a todas as Comissões que nos precederam à frente das quais têm estado sempre os nomes de maior prestígio da nossa terra, que se não têm poupado a esforços e trabalhos para, dentro das limitadas possibilidades do nosso meio, fazerem das nossas festas, sem dúvida, umas das melhores a de maior interesse da Região.Do trabalho destas Comissões, melhor do que nós, falarão alguns dados estatísticos que no decorrer desta publicação apresentaremos.Quanto a nós, só nos compete continuar a sua Obra. melhorando quanto possível os programas, mas mantendo o espirito que presidiu à sua criação e a finalidade benemérita que sempre as tem caracterizado a bem de Mouriscas.

A Comissão das Festas de Verão de 1964