Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

ACATIM inaugura lar de idosos

20.03.11 | João Manuel Maia Alves
Redigido segundo a nova ortografia

O lar de idosos da ACATIM, Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas, foi inaugurado oficialmente no dia 1 de outubro de 2010 com a presença da Ministra do Trabalho e Solidariedade Social, Maria Helena André. Foi bem escolhido o dia da inauguração oficial, já que 1 de outubro é o Dia do Idoso.Além da Ministra Maria Helena André, estiveram presentes na cerimónia a Diretora do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Santarém, Anabela Rato, a Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona, a Presidenta da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, corpos sociais e funcionários da ACATIM, Presidente da Junta de Freguesia, membros de outras instituições de caráter social do concelho, o pároco de Mouriscas, utentes e sócios da instituição e habitantes de Mouriscas ou pessoas ligadas á localidade.No início da cerimónia a Ministra Helena André descerrou uma placa, que se mostra a seguir e que o Padre Francisco Valente, pároco de Mouriscas, benzeu.

acatim_2.JPG

Seguiram-se intervenções do Presidente da Direção da ACATIM, Herculano Lopes Azedo, e da Presidenta da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, a assinatura do Acordo de Cooperação entre a Diretora do Centro Distrital e o Presidente da Direção, e as palavras da ministra. Houve depois uma visita às instalações e um beberete.O novo equipamento da ACATIM faz parte do programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), que tem como objetivo o reforço da proteção social das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência. O lar de idosos inaugurado garante 30 novos lugares e cria 26 postos de trabalho, beneficiando duma comparticipação anual da Segurança Social que ascende a 125 mil euros, nos termos constantes do acordo de cooperação referido. A obra representou um investimento de 520 mil euros por parte do Estado e de cerca de 650 mil da ACATIM.Com esta inauguração, a ACATIM passa a dispor de três valências: centro de dia, apoio domiciliário e lar de idosos. A inauguração oficial, no dia 1 de outubro, teve um caráter de certo modo restrito. Por essa razão, ela foi complementada com um programa no dia 16 de outubro que consistiu duma missa, seguida de um almoço e lanche, em que todos tiveram oportunidade de confraternizar e ao mesmo tempo visitar as instalações e manifestar alguns gestos de boa vontade dando algum contributo.A inauguração do lar de idosos teve como feliz consequência a desatualização do artigo dedicado à ACATIM na página Mouriscas – Terra Grande, Terra Nossa . Para aceder a este artigo, já atualizado, e saber mais sobre a instituição podem clicar em http://motg.no.sapo.pt/i03.htm.Termina este artigo com uma nota linguística. A palavra presidenta, usada no texto, pode merece a objeção de muitos, mas a verdade é que consta de bons e prestigiados dicionários portugueses e brasileiros. Um língua viva como o português tem que, sem se abastardar, adaptar-se a novas situações e à evolução da sociedade.