Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

Francisco Dias - o Mestre

20.12.09 | João Manuel Maia Alves

(Escrito de harmonia com o Acordo Ortográfico)

No último artigo falámos do primeiro prémio conquistado por Francisco Dias na especialidade de carpintaria de moldes no Concurso Internacional de Formação Profissional realizado em 1957, em Madri. Podemos ver na imagem Francisco Dias ladeado pelos concorrentes alemão e francês da mesma especialidade. Vemos também o galardão que então conquistou e recebeu das mãos do chefe de estado espanhol.

f_m_dias (1).png

Não poderíamos deixar de transcrever parte dum texto do Catálogo do Concurso Nacional de Formação Profissional – Braga 2002, o qual mostra o capital de prestígio que Francisco Dias conseguir granjear. Esse texto, dedicado a três personalidades importantes da formação profissional, tem o título TRÊS GERAÇÕES DE SUCESSO – O MESTRE, O JURADO E O MEDALHADO. O que se segue é a parte do texto dedicada ao Mestre, que é, como já adivinharam, Francisco Dias.

O Mestre é conhecido por professor Matos Dias. Figura histórica dos Concursos de Formação Profissional, aos 65 anos, apesar de reformado, fala, ainda, com grande entusiasmo do evento, acentuando as suas vantagens e benefícios, traduzidos em experiências que valorizam conhecimentos de concorrentes e membros dos júris.

Francisco de Matos Dias teve o primeiro contacto com um Concurso de Formação Profissional aos 20 anos, era, então, aprendiz de Carpintaria de Moldes na Fábrica Militar de Braço de Prata e estava mesmo a pensar mudar de profissão e dedicar-se ao desenho de máquinas.

No entanto, corria o ano de 1957, a participação do jovem aprendiz no Concurso Internacional, em Espanha, haveria de mudar o curso dos seus sonhos. Arrecadou a medalha de ouro, o que, para além de o encher de orgulho, lhe incutiu maior entusiasmo e amor à profissão que, assim se colou a pele e à vida.

Rapidamente promovido a operário, o dia-a-dia era duro e nada fácil. De dia trabalhava, à noite estudava, frequentando o curso industrial de serralheiro. Aos 25 anos, promovido a chefe de secção, foi bem aceite pelos cerca de trinta homens, todos bem mais velhos, que passou a dirigir.

No âmbito da evolução profissional, foi admitido no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no qual prosseguiu a carreira de Técnico de Formação Profissional, sendo, a certa altura, escolhido para membro do júri dos Concursos, então, organizados pela Mocidade Portuguesa. Com o desmembramento desta organização, a seguir ao 25 de abril de 1974, a ação esteve suspensa por algum tempo.

Em 1975, no Ministério do Trabalho foi decidido retomar os concursos de formação profissional, a nível nacional e internacional, renovando-os de forma a ser retomada a credibilidade perdida e Matos Dias foi investido dessa tarefa ao que correspondeu com empenho e entusiasmo. Foi assim que, investido no corpo de Delegado Oficial, Matos Dias percorreu, por mais de uma vez, os cinco continentes, tendo amigos, um pouco por todo o lado.

Hoje reformado, Francisco Matos Dias continua um defensor acérrimo das vantagens da realização dos concursos para todos os participantes e guarda, com indisfarçado orgulho, a nomeação de Membro Honorário da World Skills International Vocational Training Organisation (IVTO), entidade organizadora dos internacionais, atualmente com 35 membros efetivos e de que Portugal é o único membro presente.

Palavras do texto resultantes do Acordo Ortográfico

  • Madri em vez de Madrid; tanto Madri como Madrid são aceitáveis, correspondendo a duas pronúncias diferentes que existem em português para o nome da capital de Espanha
  • abril porque os nomes dos meses, como os das estações do ano e os nomes dos dias da semana se escrevem com minúscula
  • ação em vez de acção com a eliminação dum cê que não se pronuncia
  • atualmente em vez de actualmente pela mesma razão
  • efetivos em vez de efectivos pela mesma razão