Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

João Manuel Grossinho Sebastião (2)

28.04.08 | João Manuel Maia Alves
J_Sebastiao.JPGNo artigo anterior vimos um pouco da carreira académica do mourisquense João Sebastião, professor primário e subsequentemente professor de sociologia, disciplina em que realizou um mestrado e um doutoramento. Vamos dar neste artigo uma vista de olhos a outras facetas da sua actividade de sociólogo. A lista de publicações assinadas por João Sebastião é demasiado extensa para receber a devida atenção num curto artigo. Limitamo-nos, por isso, a referir alguns títulos:- O pensamento pedagógico na 1.ª República, em colaboração com Teresa Seabra- Viver à margem: as crianças da rua em Lisboa- Renunciar à Escola: O Abandono Escolar no Ensino Básico- Modos de Vida Marginais: O Caso das Crianças da Rua de Lisboa- Desvio e marginalidade infantil e juvenil- Crianças da rua, marginalidade e sobrevivência- Relações dos jovens com a literacia: contextos de socialização em meio operário- Os dilemas da escolaridade. Universalização, diversidade e inovação- Escolaridade obrigatória e desenvolvimento local em meio rural- Números, contas, problemas: a literacia quantitativa no quotidiano, em colaboração com Patrícia Ávila- Dinâmicas de Mudança numa Escola Secundária, em colaboração com Teresa Seabra e Leonor Teixeira- A produção da violência na escola, em colaboração com Teresa Seabra, Mariana Gaio Alves, David Tavares, José Garrucho Martins e Maria João Portas- Renunciar à escola: o abandono escolar na escolaridade obrigatória- A rua como contexto de redefinição identitária- A violência na escola em Portugal, com Mariana Gaio Alves e Joana Campos de Sousa- As políticas de combate à violência na escola, com Joana Campos- Cidades e cidadanias: que papel para a escola?- Escola e Violência: Conceitos, Políticas, Quotidianos, com Mariana Gaio Alves, Joana Campos e Patrícia Amaral- Modelos de ensino e tendências de mudança no ensino superior Em vários outras áreas João Sebastião tem tido participações destacadas. Na impossibilidade de as referir a todas com a profundidade que mereciam, ficamo-nos pela enumeração sumária de algumas:- Coordenador do Observatório de Segurança Escolar, cargo para que foi nomeado em 2005 - Perito nomeado por várias instâncias para integrar grupos de trabalho- Audições na Assembleia da República, uma delas como Coordenador do Observatório de Segurança Escolar- Participante em várias pesquisas e projectos, como, por exemplo, o da "Caracterização Socio-Económica do Concelho de Cascais" onde foi responsável pela área da educação- Apresentação de comunicações em vários encontros, no país e no estrangeiro. Autor deste artigo: João Manuel Maia Alves