Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

Tia Joana fez 103 anos

08.10.07 | João Manuel Maia Alves
Um dos primeiros artigos deste blogue celebrou os 100 anos de Joana Dias, também conhecida por Tia Joana da Azenha ou simplesmente Tia Joana. Estávamos em Agosto de 2004. Volvidos três anos, a Tia Joana continua viva e de boa saúde. Quem viu o programa que a SIC lhe dedicou não pôde deixa de notar a lucidez, o bom aspecto e a alegria patentes na Tia Joana.É com muito júbilo que este blogue publica o artigo que Carlos Bento escreveu a propósito dos 103 anos da sua tia. Segue-se o texto do artigo.MOURISCAS DE PARABÉNSA TIA JOANA DA AZENHA CELEBROU 103 ANOS DE IDADEjoana.dias.JPGNo passado dia 4 de Agosto houve festa rija no lugar da Murteira, da freguesia de Mouriscas, para celebrar os 103 anos de Joana Dias, filha de José Lopes Mestre e de Joana Dias, nascida em 4 de Agosto de 1904, no lugar de Camarrão, da dita freguesia.Familiares e amigos mais uma vez se reuniram para prestar homenagem a uma das filhas mais idosas de Mouriscas e, em são convívio, com ela partilharem um almoço à moda da terra, regado com excelente vinho caseiro, que a todos agradou. Depois cantaram-se os Parabéns e saboreou-se o Bolo de AniversárioDignou-se também estar presente uma equipa de jornalistas da SIC que realizou várias entrevistas não só com a tia Joana com também com familiares e amigos, que viriam a ser transmitidas na manhã do dia 7 do mesmo mês, no Programa de Fátima Lopes.A convite da mesma estação televisiva, a tia Joana, acompanhada de familiares e amigos, deslocou-se a Lisboa a fim de participar no aludido Programa. Aqui mostrou inequivocamente que, embora os seus 103 anos, continua com saúde e com uma vivacidade e memória extraordinárias, que fazem inveja a muitos jovens. Contou um pouca da história da sua vida e recordou alguns versos de cantigas da sua juventude. Depois ouviu, emocionada, os Parabéns e, na despedida, pediu a Deus Paz e Saúde para todos.Neste último ano a tia Joana viu aumentada a família com o nascimento de mais um sobrinho trineto, o Guilherme.PARABÉNS à Tia Joana com votos para que continue a somar anos à sua vida, pedindo a Deus que continue a dar-lhe saúde, vontade e alegria para viver.Viver 103 anos, com saúde, paz de espírito e boa memória é privilégio apenas dos mais afortunados. A Tia Joana deve sentir-se feliz por isso. Também os sobrinhos e, com certeza, todos os mourisquenses se sentem honrados e se associam a mais este aniversário.Escreveu este texto o sobrinho Carlos Bento, em 10.08.2007.