Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

Colégio Infante de Sagres

21.03.07 | João Manuel Maia Alves
colegio.JPGJá neste blogue falámos do Colégio Infante de Sagres que tanto prestígio deu a Mouriscas e em tão larga medida beneficiou muitos dos seus filhos.Nunca é demais falar dessa instituição. Vale, por isso, a pena ler o texto publicado na brochura que a comissão das Festas de Verão de 1964 publicou com o programa dos festejos e com anúncios e interessante informação relacionada com Mouriscas. No texto pode ler-se que no colégio, que em certa fase da sua vida se chamou Externato Infante de Sagres, se podia frequentar a alínea de Ciências do 7º ano do liceu. Em quantas localidades de Portugal se podia em 1964 completar a escolaridade necessária para ingressar na Academia Militar ou para iniciar na Universidade um curso de Ciências?O Colégio Infante de Sagres transformou-se mais tarde num estalecimento de ensino público – a Escola EB 2,3 Dr. Santana Maia, que viria a ser desactivada. Vejamos então o texto publicado em 1964.MOURISCAS e o seu Colégio Mouriscas orgulha-se legitimamente do seu Colégio, um modelar estabelecimento de ensino e certamente um dos melhores da Província. É o Colégio que possibilita a muitos dos filhos de Mouriscas ascender a um nível cultural e social que, sem ele, dificilmente poderiam atingir, por dificuldades de ordem económica lhes não permitirem irem estudar fora da sua terra. É seu proprietário e Director o Sr. Dr. João Gualberto Santana Maia, um homem de grande prestígio, a quem Mouriscas muito deve como médico dedicado e desinteressado, mas a quem muito deve também, se não mais ainda, como Professor. Mas não se pode falar do Colégio "Infante de Sagres" de Mouriscas sem invocar o nome do Sr. Prof. Matias Lopes Raposo, o homem que consagrou toda a sua vida ao ensino com uma dedicação e um espírito de sacrifício verdadeiramente extraordinário. Foi ele o iniciador dos célebres «Cursos de Explicações» que prepararam muitas dezenas de homens de todo o País, do Minho até ao Algarve, para os mais diversos misteres, especialmente para os C.T.T. e para os Caminhos de Ferro. E de tal maneira se tornaram famosos e eficientes estes cursos que os Engenheiros da C P os começaram a recomendar a todos os candidatos aos seus serviços, designando-os pela forma pitoresca, mas bastante expressiva de «Universidade Ferroviária de Mouriscas". Foi esta «Universidade Ferroviária de Mouriscas», regida pelo Sr. Prof. Lopes Raposo, ao qual se associou logo desde o início o Sr. Dr. Santana Maia, seu genro, que veio dar origem ao Colégio "Infante de Sagres", fundado em 1947. Ultimamente têm sido notáveis as obras de beneficiação levadas a efeito no edifício do Colégio, dotando-o de instalações à altura das suas múltiplas funções. A recente criação do 3° Ciclo do Curso Liceal (Ciências, alínea F) é mais um passo em frente na vida ainda curta, mas já benemérita, do nosso Colégio e uma possibilidade mais oferecida a todos os mourisquenses no sentido da sua valorização.