Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

Elsa Pires Marques

06.12.05 | João Manuel Maia Alves
Neste artigo damos a conhecer alguns dados biográficos de Elsa Pires Marques, uma pintora e desenhadora nascida em Mouriscas. É com muito prazer que dedicamos um artigo a esta artista neste espaço destinado às coisas e gentes de Mouriscas.

Elsa Pires Marques nasceu em 9 de Junho de 1961, no Lugar do Vale Covo, da freguesia de Mouriscas. Foram seus pais José Pires Marques, ferroviário, e Noémia Pires Coelheira, doméstica.

Vem de longe o gosto de Elsa Pires Marques pelo desenho e pela pintura. Já os seus professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, no Entroncamento, deram por essa vocação. No entanto, as escolas que frequentou não proporcionavam ensino artístico. Por isso, dedicou-se a desenhar a carvão como autodidacta. É a eterna desvantagem de viver fora dos grandes centros.

Elsa Pires Marques teve a oportunidade de em 2003 frequentar um ateliê de desenho e pintura orientado pelo pintor Carlos Vicente realizado no Centro Cultural da Barquinha. Foi assim que aprendeu e desenvolveu a técnica de pintura a pastel.

No corrente ano de 2005 concorreu a um concurso organizado pela Junta de Freguesia de Mouriscas com o tema “25 de Abril”. Elsa Pires Marques obteve então o segundo lugar.

Em Junho do mesmo ano de 2005 Elsa Pires Marques expôs no Museu dos Riachos. Tratou-se duma exposição individual. Em Agosto voltou a expor em Mouriscas os seus trabalhos, desta vez na Feira-mostra de Mouriscas, organizada pela Junta de Freguesia. Depois disso participou em exposições colectivas em Torres Novas e na Barquinha. Nesta altura, nos primeiros dias de Dezembro de 2005, expõe na Discoteca “Emotion”, de Torres Novas.

Os motivos habituais dos seus trabalhos são fotografias, paisagens e, ultimamente, nus. Usa de momento a técnica de pintura a pastel.

As maiores ambições de Elsa Pires Marques consistem em ser versada em todas as técnicas e tornar-se cada vez mais conhecida.

Às pessoas com vocação artística Elsa Pires Marques dá o conselho de se aperfeiçoarem e procurarem e aproveitarem oportunidades de dar a conhecer os seus trabalhos. Acha que se deve lutar por aquilo de que se gosta.

Relativamente a outras formas de arte, Elsa Pires Marques gosta de música e dança.

Elsa Pires Marques tem vivido a maior parte da sua vida fora de Mouriscas. No entanto, nunca se afastou da sua terra natal, que visita frequentemente.

Artigo escrito por João Manuel Maia Alves, com base em dados fornecidos por Elsa Pires Marques, a quem este blogue deseja os maiores sucessos artísticos e pessoais.