Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

Gente ilustre

19.08.04 | João Manuel Maia Alves

(Revisto em Julho de 2006)


Neste artigo damos breves notas biográficas de Luiz Marques Esparteiro e de sua mulher, Engrácia Lopes, e de seus filhos, que formaram uma notável galeria de personalidades, das quais já conhecemos o Comandante António Marques Esparteiro, autor de dicionários.

Todos os nomes deste artigo estão escritos como consta nos arquivos paroquiais de Mouriscas.

Luiz Marques Esparteiro nasceu em 1868 no Casal Pita. Residiu e foi comerciante nos Engarnais Cimeiros, perto do sítio onde actualmente existe um restaurante. Era filho de Manoel Marques e de Felícia da Conceição. Casou com Engrácia Lopes, nascida em 1867, nos Engarnais Cimeiros, filha de Manoel Lopes e de Joaquina Lopes.

Seguem-se breves notas de cada um dos oito filhos, referidos por ordem alfabética.

ANTÓNIO MARQUES ESPARTEIRO - Nasceu em 1898. Foi colaborador da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, que deve ser consultada para se ter uma ideia da sua brilhante carreira de oficial de Marinha, onde atingiu o posto de capitão-de-mar-e-guerra. Publicou várias obras da sua especialidade, incluindo os dicionários de que já falámos. Foi também um brilhante escritor e historiador. Desempenhou funções na Embaixada de Portugal em Washington. Recebeu várias condecorações.

EDUARDO MARQUES ESPARTEIRO - Nasceu em 1896. Foi um médico muito conhecido em Luanda. Também exerceu medicina noutros pontos do antigo império colonial português.

EXALTINA MARQUES ESPARTEIRO - Nasceu em 1905. Funcionária superior dos correios.

JACINTHA MARQUES ESPARTEIRO - Nasceu em 1902. Funcionária superior dos correios. Faleceu com mais de 100 anos.

JESOVINA MARQUES ESPARTEIRO - Nasceu em 1891. Professora primária. Muito conhecida em Mouriscas, onde viveu largos anos

JOAQUIM MARQUES ESPARTEIRO - Nasceu em 1895. Colaborou com a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, que deve ser consultada para se ter uma ideia da sua brilhante carreira de oficial de Marinha, onde atingiu o posto de contra-almirante. Concluiu também uma licenciatura em Ciências Matemáticas. O almirante Joaquim Marques Esparteiro (os contra-almirantes recebem, em geral, o tratamento de almirante) foi governador de Macau de 1951 a 1957. Antes e depois de ter exercido funções em Macau foi director do Instituto Naval Superior de Guerra. Foi professor da Escola Naval. Foi Chefe do Estado-Maior Naval da Armada. Publicou várias obras. Recebeu várias condecorações. O actor Luís Esparteiro é neto do almirante Esparteiro.

MANOEL MARQUES ESPARTEIRO - Nasceu 1893. Ensinou em liceus de Coimbra e na universidade da mesma cidade, onde chegou a professor catedrático de Matemática. Durante muitos anos um autêntico terror de estudantes na Universidade de Coimbra. Conhecido por muitos em Mouriscas como o lente Esparteiro. Visitava com frequência Mouriscas. Muito conhecido como caçador e pelo seu conhecimento de dietas, assunto a que se dedicou desde novo.

VITORINO MARQUES ESPARTEIRO - Nasceu em 1900. Engenheiro e oficial do exército. Exerceu funções de comando em diversas unidades. Esteve ligado à fundação e gestão duma empresa de entrega de pequenos volumes porta a porta que se chamava Morel e já não existe. Esta empresa tinha um slogan que, com facilidade, ficava no ouvido:  Não vá, mande a Morel


 

Na redacção deste artigos socorremo-nos de:

- Dados dos arquivos paroquiais de Mouriscas disponibilizados em ficheiro informático por Augusto Maia Alves; agradece-se a ajuda proporcionada por este ficheiro

-Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira

-Informações de Arlindo Marques Esparteiro, parente dos biografados, a quem manifestamos o nosso agradecimento.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.