Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

MOURISCAS - TERRAS E GENTES

Criado em 2004 para falar de Mouriscas e das suas gentes. Muitos artigos foram transferidos doutro espaço. Podem ter desaparecido parágrafos ou espaços entre palavras, mas, em geral, os conteúdos serão legíveis e compreensíveis.

Os 100 anos da "Tia Joana da Azenha"

14.08.04 | João Manuel Maia Alves
O passado dia 4 de Agosto de 2004 foi um dia memorável para Mouriscas e suas gentes. A partir desta data, a população da freguesia passou a contar com mais um geronte que atingiu a bonita idade de 100 anos.

Desta vez a honra coube a Joana Dias, mais conhecida por Joana da Azenha e, popularmente, tratada por todos, por “Tia Joana”.

Esta ilustre Senhora nasceu no dia 4 de Agosto de 1904, em Mouriscas, no casal de Camarrão, sendo a filha mais nova de uma modesta família, então, constituída pelo pai José Maria Mestre(08.10.1867-16.07.1949), carpinteiro de profissão e, depois, moleiro, pela sua mãe Joana Dias, conhecida por Ti Joanita (02.01.1868-29.05.1959), doméstica e moleira, e pelos irmãos David Lopes Mestre(13.06.1897-2.03-1988), carpinteiro, moleiro e agricultor e Joaquina Dias(20.03.1899-07.03.1993), doméstica.

Enquanto solteira ajudou a construir o moinho de água de seus pais, sito na Ribeira Fria, no lugar da Cova de Madeiro, local onde passou a viver a família, e, depois, passou a “andar ou ir à freguesia”ou “andar aos foles”: deslocação a casa dos fregueses buscar o cereal para moer e levar, passados 3 ou 4 dias a respectiva farinha, produtos transportados em muares ou asininos.

Casou com o mourisquense Joaquim Grilo Cadete(24.08.1912-05.02.1975), em 06.09.1932, pedreiro e mestre de obras, passando o casal a viver no casal do Surdo, perto dos pais do noivo, mudando-se, anos mais tarde, para o lugar dos Penedos, onde a “Tia Joana” viveu, mesmo depois de viúva, até há poucos anos, quando se entregou aos sobrinhos. Recorda com saudade que no dia do seu casamento foi transportada numa égua. Acompanhando o marido, viveu algumas temporadas fora de Mouriscas. Não teve filhos.

Com excelente memória e lucidez, fazendo inveja aos mais novos, fala dos seus avós paternos Manuel Lopes Mestre e Francisca Lopes e maternos Francisco Serrano(Palhinhas) e Rosária Dias e dos seus tios de ambos os lados, nomeando-os, sem dificuldade. O mesmo acontece, em relação aos sobrinhos directos, num total de 31, e afins e seus descendentes: sobrinhos-netos, sobrinhos-bisnetos e sobrinhos-trisnetos. O mais velho dos familiares directos, todos ainda no mundo dos vivos, o José tem 78 anos e o mais novo, a Inês, 4.

Para comemorar tão grande acontecimento, familiares e amigos organizaram-se e presentearam a “Tia Joana” com Missa e uma festa-convívio.

Às 17H30 , na Igreja Matriz de Mouriscas, assistiu-se, com o templo bem preenchido, à Missa celebrada, pelo pároco da freguesia, padre mourisquense Francisco Valente. Com muito carinho e amor, o oficiante, depois de felicitar a aniversariante e de lhe desejar mais alguns anos de vida com saúde e alegria, convidou a assistência a cantar, em uníssono, os Parabéns. Foi um momento alto de emoção e de comoção, que perdurará para sempre na memória dos presentes.

Após o acto litúrgico, teve lugar, no renascido casal de Murteira, na residência de um familiar, a festa de anos. E como não há festa sem comida e bebida, mais de uma centena de pessoas partilhou com a “Tia Joana”um lauto e saboroso lanche-jantar, cozinhado por mão hábil, à maneira da terra, bem regado por vinho caseiro, de produção local, onde não faltaram o arroz doce e as tigeladas, doces tradicionais tão do agrado dos mourisquenses. Por motivos de trabalho, muitos familiares e amigos não puderam estar presentes. Contudo, manifestaram o seu contentamento por tão assinalado dia.

Terminada a comezaina, que a todos agradou, acenderam-se as velas do enorme bolo de aniversário, cantaram-se os Parabéns à “Tia Joana”, e, de seguida, comeu-se bolo e fez um brinde com champanhe.

Este convívio, partilhado por familiares e amigos, em que participaram 5 gerações, serviu para mostrar à “Tia Joana”, o carinho e o amor que todos estes seus “Sobrinhos” presentes têm pela sua “Tia”, que sentiu, emocionada, quanto os mais novos gostam de si.

Assim vale a pena viver 100 anos de vida, com saúde, paz de espírito e vigor, é privilégio apenas dos mais afortunados.

PARABÉNS À TIA JOANA. Que Deus lhe continue a dar saúde, vontade e alegria para viver. São os votos de todos os seus “Sobrinhos”.



Escreveu este texto o sobrinho Carlos Bento, em 13.08.2004.

1 comentário

Comentar post