Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2006

Santanas (6)

Continuamos com a história dos “Santanas com origem em Mouriscas”, descendentes de António Ferreira Sant´Anna, nascido em 27 de Julho de 1789, em Alago, freguesia do concelho de Portalegre.

Hoje continua e finda a descrição dos sucessores de António Ferreira Sant´Anna até à geração dos trinetos.

----Geração dos Filhos----

---- Maria Lopes (A segunda com este nome) ----

Nasceu em 24 de Março de 1838. Casou com Jacintho Lourenço para a Carreira, Mouriscas.

----Geração dos Netos----

Tiveram oito filhos: Severino Lourenço (Coelho), José Maria Lourenço (Maricas), Maria do Rosário, Boaventura (29.01.1860), Ângelo (24.09.1862), Luisa (10.02.1865),
José (30.07.1873) e Agostinho (22.08.1875)

----Geração dos Bisnetos----

Severino Lourenço (Coelho) casou com Lúcia Rosa (da Silva) para o Tojal, Mouriscas, tendo tido seis filhos: Maria (02.02.1886), Juliana (02.09.1887), Izaura (08.11.1889),
Joaquina (20.02.1892), Luciana (01.01.1894) e Manuel (30.02.1895).

----Geração dos Trinetos---

Maria Rosa da Silva não teve filhos.

Juliana Rosa da Silva casou com Elias Marques na Várzea, Mouriscas. Teve dois filhos, que foram: Virgilio, que casou com Laura Delgado (Santana) e Augusto, que casou com Maria de Lurdes Aperta.

Izaura Rosa da Silva casou com João Lopes Esteves (Aperta) no Tojal, Mouriscas. Teve três filhos que foram: Manuel, que casou com Natividade Maia (Santana), Francisco, que casou com Felisbela Cartaxo e Maria, que casou com Nicolau, dos Valhascos.

Joaquina Rosa da Silva casou com Augusto Santareno no Casal dos Vares, Mouriscas. Teve três filhas que foram: Juliana, que casou com Manuel de Matos, Clotilde, que casou com Leonel Batista e Maria do Rosário, que casou com Luís Pires Coelho.

Luciana Rosa da Silva casou com Tiago Alves Faria na Bogalhinha, Mouriscas. Teve três filhos que foram: António, que casou com Cremilde Ferro, Benilde, solteira e Arminda, solteira.

Manuel Lourenço Coelho casou com Maria Adelaide Tavares de Sousa. Viveram em Tavira e Almeirim. Teve dois filhos que foram: Manuel, que casou com Rosa Maria Lewandowski Tojal e Carlos, que casou com Maria Fernanda Santos e Sousa.

----Geração dos Bisnetos----

José Maria Lourenço (Maricas) casou com Engrácia Pimenta para a Carreira, Mouriscas, tendo quatro filhos: Engrácia, António, Maria e Rosária

----Geração dos Trinetos---

Engrácia Pimenta não teve filhos.

António Lourenço (Maricas) casou com Rosaria Izabel na Carreira, Mouriscas. Teve três filhos, que foram: Engrácia, que morreu sem filhos, José, conhecido por Tacana, que casou com Almerinda. António, conhecido por Zarra, que casou com Maria Augusta Lopes

Maria Pimenta casou com Silvério Lopes Farinha, no S. Gabriel, Mouriscas. Teve três filhos: Alzira, que casou com Joaquim Lopes Raposo, Gracinda, (16.02.1911) que casou com João Cadete e António, que casou com a filha de Isidro Oliveira

Rosária Pimenta casou com Manuel Lopes Farinha na Carreira, Mouriscas. Teve oito filhos: José, que casou com Agripina do Rosário, Luis, que casou para o Monte Penedo,
Maria, que casou com Domingos Robalo, Angelina, que casou com Augusto Valente,
Eduardo, que casou com Iria, Josué, que casou com Maria Augusta Campos (primeiras núpcias), Saúl, que casou com Maria João (Santana) e Hortense, que casou com Manuel Maia Valente (Santana).

----Geração dos Bisnetos----

Maria do Rosário casou com António Marques (Xêxa) para a Carreira, Mouriscas, tendo oito filhos: José Maria Marques Santana (30.07.1873), Agostinho Marques Quinas (21.08.1875), Angélica do Rosário (25.12.1877), Elisia do Rosário (21.02.1880),
Luiza do Rosário (02.11.1882), Ângelo Marques Quinas (19.08.1885),
Maria do Rosário (08.08.1888) e Narciza do Rosário (24.06.1891).

----Geração dos Trinetos---

José Maria Marques Santana casou com Maria Ana dos Santos Baptista, para Setúbal. Teve seis filhos, que foram: Alice, que faleceu jovem, José, que foi casado com Maria da Soledade Charraz e teve dois filhos: João José e Ana Maria, Irene, que não teve filhos, António, que não teve filhos, Adelaide, que casou com Vasco d´Elvas Mascarenhas Miranda e teve uma filha chamada Maria Raquel e João, que faleceu sem filhos.

Agostinho Marques Quinas casou com Maria de Matos Cadete, para a Carreira, Mouriscas. Teve quatro filhos que foram: Maria, que casou com Manuel Serras, do Jogo da Bola, Mouriscas e teve dois filhos: Agostília e José, Luiza, que deve ter falecido jovem, Jorge, que casou com Felismina de Matos Oliveira e teve duas filhas : Clotilde e Maria Elza e Justo, que casou com Maria Lourenço e teve uma filha chamada Natília.

Angélica Maria ou do Rosário casou com Manuel Alves Bento, para os Sourões, Mouriscas. Teve cinco filhos: Clementina (03.10.1902), que casou com Samuel Delgado Pita e não teve filhos, Francisco (29.10.1909), que morreu afogado, Maria, que casou com António Marques da Clara e não teve filhos, José, que casou com Elisa da Conceição e teve dois filhos: José Augusto e António José e Joaquim que casou com Maria do Rosário e teve uma filha também chamada Maria do Rosário.

Elisa do Rosário casou com António Lopes Maia Pita, para a Venda, Mouriscas. Teve um filho: Augusto, que casou com Maria Bento para o Casal Fundeiro, Mouriscas e não tiveram filhos.

Luiza do Rosário casou com Bernardino de Matos, para a Farrasteira, Mouriscas. Teve cinco filhos que foram: Florinda, que casou com José Dias Branco e teve quatro filhos: Maria Eugénia, Maria do Rosário, Sérgio e Maria Helena, Adilia, que casou com Leonel de Matos Morgado sem filhos, Fernando, que casou com Maria do Céu Lopes Maia (Santana) e teve dois filhos: Maria Fernanda e João Carlos, António, que casou com Noémia Fabiana Correia Paixão e teve uma filha: Maria de Fátima e Agostinho, que casou com Cremilde Pimenta e tem uma filha chamada Manuela.

Ângelo Marques Quinas casou com Joaquina Batista, para o Outeiro, Mouriscas. Teve quatro filhos: Adélia, que casou com Manuel Lopes Grilo Cadete, Maria, que casou com Manuel Diogo, Angelina, que casou com Francisco Lopes Raposo e Ricardo, que casou com Esperança Raposo (Santana).

Maria do Rosário (Maria da Quinta) casou com Agostinho Lourenço Rosa, para a Cruz, Mouriscas. Teve três filhos: Vitória, que casou com Manuel Lopes Pita, Salusteriano, que casou com Joaquina Batista e António, que casou com Ilda de Oliveira Horta.

Narciza do Rosário casou com João Dias (Capador), para a Carreira, Mouriscas. Teve um filho: João (da Palmeira), que casou com Maria Coelho Belchior Dias.

---Geração dos Bisnetos----

Boaventura Lourenço casou com Maria Barrocas (Moleira) para o Pego desconhecendo-se a descendência.

----Geração dos Bisnetos----

Ângelo Lourenço casou com Florinda Maria para a Carreira, Mouriscas tendo dez filhos: Maria (08.03.1891), Luiza (08.03.1891), Maria (24.02.1892),
Elisia (20.11.1893), José (17.11.1895), Boaventura (17.10.1897),
Exaltina (27.06.1899), Joaquim (10.08.1901), Júlio (16.03.1904),
Joaquina (05.06.1910).

----Geração dos Trinetos---

A primeira Maria, assim como a Luiza, irmãs gémeas, não tiveram filhos.

A segunda Maria casou com João Izabel e não tiveram filhos.

Elisia ou Elisa casou com António Dias, para a Carreira, Mouriscas. Teve cinco filhos:
José, que casou Martinha Lopes Maia (Santana), Maria, que casou em Alferrarede,
Exaltina, que casou com Josué Farinha (Santana), em segundas núpcias dele,
Luís, que casou com Graciete Motas e Eusébio, que casou com Felismina Dias.

José Lourenço casou com Joaquina Rosa para o Poçarrão, Mouriscas. Teve três filhos:
Maria de Lurdes, que casou com António Maia, Sebastião, que casou com Maria Elisa Lopes Bento e Vitória, que casou com filho de Silvério Pimenta, no Entroncamento.

Boaventura Lourenço casou com Maria Neves e não tiveram filhos.

Exaltina casou com Antero Lourenço Rosa, para as Casas Novas, Mouriscas. Teve quatro filhos: Júlio, Maria do Céu, que casou com Luís Leitão, Hermógenes e Mário, que casou com Ermelinda Valente.

Joaquim Lourenço casou com Maria Motas para o Poçarrão, Mouriscas. Teve uma filha:
Jacinta, que casou com Tiago Maia, das Lercas.

Júlio Lourenço casou com Martinha Alves para a Carreira, Mouriscas. Teve um filho:
António, que casou com Aida.

Etelvina não teve filhos.

Joaquina casou com Valêncio da Silva Motas para a Carreira, Mouriscas. Teve dois filhos: Augusto, que casou com Maria Irene Borba e Alberto, que casou com Joaquina Mota Rosa (Santana).

----Geração dos Bisnetos----

Luísa Lopes casou com Francisco Fernandes (Batista) para o Carril, Mouriscas tendo cinco filhos: Paula (08.08.1889), Maria (06.05.1892), José (16.02.1896),
Severino (22.01.1899) e António (22.02.1906)

----Geração dos Trinetos---

Paula Lopes casou com João Lopes para as Ferrarias, Mouriscas. Teve duas filhas:
Maria Paula, que casou com Miguel Serras (Paródia) e Celestina, que casou com o dr José Luís Chamiço Heitor.

Maria Lopes casou com Francisco Martins para o Carril, Mouriscas. Teve quatro filhos:
João, António, Carmina e Francisco.

José Fernandes (Manhã) casou com Eugénia Izabel para o Cotovelo, Mouriscas. Teve três filhos: Ezequiel, Manuel que casou com Claudina Leitão e Maria do Rosário, solteira.

Severino Fernandes casou com Maria do Rosário (Vum) para a Murteira, Mouriscas. Teve três filhos: Ilda, que casou no Tramagal, André que casou com Natália Corga e
José Luís, que casou com Joaquina Batista.

António Fernandes Batista (do táxi) casou com Vitória Bento e Alice Matos Pinto, para a Fonte Velha, Mouriscas, sem filhos.

----Geração dos Bisnetos----

José Lourenço não teve filhos.

----Geração dos Bisnetos----

Agostinho Lourenço (Maricas) casou com Rita Jacintha (Pimenta) para o Casal Fundeiro, Mouriscas tendo dez filhos: António (15.08.1878), Martinho (29.02.1880),
Luiza (05.12.1881), Maria (13.01.1884), Conceição (09.01.1886), Elisia (03.01.1888),
Lúcia (20.01.1891), Jacinto (09.05.1893), Jacinta (20.03.1896) e João (10.07.1898).

----Geração dos Trinetos---

António Lourenço (Maricas) casou com Maria de Jesus Dias, para os Charoeiros, Mouriscas. Teve oito filhos: Francisca (18.06.1901), que casou com Vicente Ferrador,
Agostinho (16.01.1903), que casou com Ermelinda Luiza (Delgado),
Alexandre (24.10.1904), que casou com Umbelina Marques, Luiza (16.06.1906), que casou com Felisberto Cordeiro Valente, José (29.10.1910), que casou com Maria José da Conceição, Evangelina, que casou com Vitorino Ferreira, Ilda, que casou com António Branco e Manuel, que casou com Laura Machado.

Martinho Lourenço casou com Maria Leitoa. Não tiveram filhos.

Luiza Pimenta casou com Manuel Lourenço (Vá qu´Escape) para o Casal Fundeiro, Mouriscas. Teve duas filhas: Rita, que casou Eduardo Motas e Deolinda, que casou com Joaquim Vital, no Pego.

Maria Pimenta casou com Manuel de Oliveira Santareno (Gato Bravo) para o Casal dos Vares, Mouriscas. Teve três filhos: Ludovina, que morreu solteira, José, que casou com Maria Rosa Raposo e Rosa que casou com Carlos Alves Bento.

Conceição Pimenta casou com José Caturra para o Casal Fundeiro, Mouriscas. Teve três filhos: Jacinto, que casou com Gracinda Lopes, Georgina, solteira e Maria da Conceição, que casou com Augusto Alves Bento.

Elisa Pimenta casou com José Filipe (Russo) para o Convento, Mouriscas. Teve três filhos: Martinho, que casou com Ilda Carlota, Antero, que casou com Eugénia de Oliveira e Justino, que casou com Elisa, do Monte Penedo.

Lúcia Pimenta casou com António Patrão para o Casal Fundeiro, Mouriscas. Teve dois filhos: Jacinta, solteira e Agostinho, que casou com Maria de Lurdes Grossinho.

Jacinto Lourenço casou com Deolinda Delgado (Caraga) para o Casal Fundeiro, Mouriscas. Teve dois filhos: Laura, casada com Virgílio Marques Martins (Santana) e Casimiro, casado, sem filhos.

Jacinta Pimenta casou com Casimiro Alves (Carago) para o Casal Fundeiro, Mouriscas. Teve um filho: Francisco (da Água), casado com Maria do Carmo Pimenta.

João Lourenço casou com Maria Delgado (Caraga) para o Poçarrãoo, Mouriscas. Teve três filhos: Alcino, que casou com Alice Grossinho, Jacinto, que casou com Ricardina Corga e Laura que casou com António Luís Antunes.

----Geração dos Filhos----

---- Francisco Ferreira Santana----

Nasceu em 2 de Março de 1842. Deve ter morrido muito jovem. Não há registo de filhos.

----Geração dos Filhos----

---- José Ferreira Santana ----

Nasceu em 4 de Abril de 1845. Foi médico e comendador. Viveu em Carnide e Alvega. Casou com Gertrudes de Sousa Godinho.

----Geração dos Netos----

Tiveram dois filhos: José e Maria Angelina.

----Geração dos Bisnetos----

José casou com Quitéria Ruivo. Não tiveram filhos.

Maria Angelina de Sousa Godinho casou com Severino Santana Marques, seu primo, médico, para o Palácio Amarelo em Portalegre. Tiveram três filhos:
Maria Helena (F-1965), Maria do Carmo (F-1967) e José (F-1979).

----Geração dos Trinetos ---

Maria Helena casou com o cirurgião José Alves Bento. Não tiveram filhos.

Maria do Carmo Santana Marques casou com Artur de Almada e Melo. Teve dois filhos: Isabel (02.07.1932). Casou com Francisco Xavier Sacadura Botte Aranha Furtado Mendonça e Artur (08.07.1936), que casou com Maria Helena Mariano Craveiro.

José Santana Marques casou com Helena Martins Ruivo para Alvega. Teve um filho:
Severino. Solteiro.




Autor: Augusto Maia Alves, descendente em sexto grau de António Ferreira Sant´Anna.
publicado por João Manuel Maia Alves às 11:08
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. Casamentos à moda antiga ...

. Casamentos à moda antiga ...

. Casamentos à moda antiga

. Alcino Serras - atleta d...

. Paulo Lourenço – trabalho...

. Paulo Lourenço – trabalho...

. Major-general médico Carl...

. Curioso costume

. Notícia de 1901

. Chuva de estrelas nas fes...

.arquivos

. Junho 2016

. Maio 2016

. Maio 2014

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds